22/04/2022
É cada vez mais comum que mulheres se queixem de problemas capilares, inclusive, estima-se que ao menos 50% perceba um aumento na queda capilar, conforme dados da Sociedade Brasileira do Cabelo.
Outro dado alarmante é que ao menos 30% das mulheres sofrerá com a Alopecia Androgenética, mais popularmente conhecida como calvície feminina, e apresentando um maior grau de afinamento capilar até os 70 anos.
Isso ocorre, principalmente, pela predisposição genética, mas também há fatores hormonais, como a menopausa, que intensificam o processo de enfraquecimento dos bulbos e encurtam o ciclo de vida do fio.
Está em dúvida se seus cabelos estão caindo e preocupada sobre como reverter esse quadro? Continue acompanhando este conteúdo e entenda mais sobre o afinamento capilar e como tratá-lo.
Basicamente, a alopecia androgenética é o termo técnico usado para a calvície que tem origem em fatores genéticos e hormonais.
Por conta disso, é mais comum nos homens, contudo, após a menopausa e redução dos hormônios femininos no corpo, as mulheres tendem a manifestar os sintomas do afinamento e perda capilar advindos do enfraquecimento do bulbo capilar.
Com isso, pode-se dizer que o quadro se caracteriza pela alteração do ciclo de crescimento dos fios, que são reduzidos, fazendo com que cresçam menos e em menor quantidade e caiam com mais facilidade, já que os folículos também são reduzidos.
No caso dos homens, as entradas começam a surgir, enquanto nas mulheres os fios ficam mais ralos e há falhas no topo/centro da cabeça, processo conhecido como rarefação.
Isso faz com que o couro cabeludo se torne mais visível, mas também é um quadro que pode ser percebido pela redução do volume em penteados como o rabo de cavalo, que se torna cada vez mais fino – o que também dependerá do grau de calvície, que vai do mais leve ao mais severo.
Você passou a notar que mais fios ficam presos às cerdas ao escovar o cabelo, ou mesmo que muitos parecem cair ao lavar o cabelo? Pior, que os fios parecem mais finos e espaçados ao se olhar no espelho.
Esse é um cenário desesperador, mas que pode ser facilmente controlado, se identificado.
Contudo, antes de se assustar, é preciso entender que há um processo natural de perda capilar, o que gira em torno de 100 fios diários. Esse ciclo também pode ser acentuado por diferentes fatores, como:
Inclusive, por esse motivo, a predisposição existente também pode ser agravada.
Assim, é necessário identificar o afinamento e começar a entender o processo de perda capilar.
Exatamente por isso, recorrer a um profissional especializado, como um tricologista, é fundamental para identificar as causas e encontrar o melhor método de tratamento para o quadro.
Assim que os primeiros sintomas aparecerem, ou ao sentir mais incômodo com a queda capilar, é importante recorrer ao apoio de um especialista para entender se há um quadro mais ou menos severo de calvície, ou mesmo se o afinamento está ocorrendo por algum outro motivo que pode ser controlado.
Isso porque apenas um profissional consegue identificar qual o procedimento mais indicado para a sua necessidade específica e quais são os principais ofensores para o quadro, podendo propor até mesmo a adequação de hábitos.
Procurar por um tricologista especializado em reabilitação capilar, por exemplo, é uma medida bastante eficiente para controlar, reverter e tratar a alopecia androgenética, fazendo com que ela não seja mais um problema para sua autoestima.
A Stop Calvície é um centro de tricologia e estética capilar com metodologia voltada à recuperação da estrutura dos cabelos e seus folículos, proporcionando resultados sustentáveis há mais de 5 anos e devolvendo o sorriso para suas pacientes.
Gostaria de saber mais sobre os métodos usados e se você precisa iniciar um tratamento para perda e afinamento capilar, ou mesmo se você precisa se preocupar com isso? Entre em contato conosco agora mesmo pelo Whatsapp (11) 95226-8060, pois nós desejamos te ajudar!