Impactos da queda de cabelo na rotina feminina

24/04/2022

É cada vez mais sabido o impacto da queda de cabelo no emocional e no aspecto social daqueles que passam pelo problema ou por algum tipo de tratamento. Afinal, estima-se que, por exemplo, ao menos 80% das mulheres que enfrentam a calvície sofrerão com problemas de autoestima e socialização por conta do quadro, se tornando mais reclusas.

Contudo, antes mesmo dos quadros depressivos e anti sociais, a angústia se manifesta em pequenas atividades rotineiras, que passam a ser cada vez mais dolorosas para os pacientes.

Isso porque o simples gesto de pentear o cabelo pode significar uma imensa perda de fios e, consequentemente, uma preocupação sobre o que está realmente acontecendo com a saúde e se há algum tratamento possível para o quadro.

Você tem medo de lavar o cabelo?

Por conta do impacto nos folículos capilares causado pela alopécia, o momento de lavar o cabelo tende a ser o que mais apresenta desconforto aqueles que passam pelo quadro.

Isso porque o processo envolve a lavagem com shampoo, que tira os fios mais antigos e pode fazer alguns deles já se soltarem nas mãos.

Posteriormente, o condicionador remove os nós que podem “prender” os fios que já haviam caído, fazendo com que se soltem nas mãos e sejam visualizados durante o enxágue. Além disso, os fios soltos começam a sair em “tufos” mais consideráveis nas mãos durante o enxágue.

Com isso, esse é o momento que apresenta o maior temor para os que enfrentam síndromes que envolvem a perda capilar, trazendo diversas angústias.

Contudo, a perda dos cabelos não precisa ser um problema que será enfrentado sozinho, ou que não tem solução.

Afinal, antes mesmo desse estágio, que pode já ser uma condição mais agravada, a alopécia traz indícios que podem ser acompanhados – e revertidos – por um profissional especializado, e esse suporte é crucial para recuperar os fios, bem como para acompanhar as condições emocionais que podem ser fragilizadas pela queda dos cabelos, reduzindo seus impactos.

Além do próprio banho, outras situações podem trazer desconforto, e podem ser utilizadas como parâmetro para identificar a calvície e buscar o apoio de um tricologista especializado. São elas:

  1. Couro cabeludo mais aparente;
  2. Desprendimento de muitos fios ao pentear o cabelo;
  3. Redução do volume nos penteados;
  4. Afinamento e quebra mais recorrente dos fios;
  5. Fios caírem ao passar os dedos ou receber um cafuné;
  6. Aparecimento de fios, interferindo no lazer e tarefas (ex.: cozinha e limpeza).

Impactos emocionais da perda capilar

Ao longo do tempo, as madeixas ganharam ainda mais importância na auto imagem e relações sociais. Consequentemente, sua perda interfere diretamente na sensação de poder, bem-estar e beleza feminina.

Com isso, o prazer nos hábitos de escovação e até o relaxamento na lavagem, ou mesmo durante uma visita ao cabeleireiro passaram a ser sinônimos de tormento para mulheres que enfrentam quadros de calvície, principalmente em estágios mais avançados.

Por esse motivo, apesar da perda poder ocorrer de forma gradativa, estar atenta aos sintomas da calvície e aos fatores que podem agravar o quadro é fundamental, bem como é necessário o acompanhamento médico para alcançar um bom tratamento. Assim figuram entre os principais sintomas:

  • Afinamento dos fios e rarefações;
  • Aumento na quantidade de fios perdidos diariamente;
  • Queda constante e contínua dos fios;
  • Regiões da cabeça inteiramente sem fios.

Essas percepções são cruciais para que o tricologista identifique se há um quadro de alopécia (a calvície em si), sua possível origem ou se houve algum eflúvio, ou seja, a perda de cabelos devido a traumas, estresse e medicamentos – principais ofensores da doença. Com isso, um tratamento mais efetivo pode ser traçado, controlando a doença.

Já quando esse acompanhamento não acontece, os impactos emocionais e na confiança passam a ser mais perceptíveis, sendo que os principais são:

  1. Baixa autoestima;
  2. Ansiedade;
  3. Depressão;
  4. Estresse relacionados à perda;
  5. Agressividade e/ou fobia social;
  6. Isolamento e angústia frequentes.

Importância do acompanhamento profissional adequado

Como pode ser percebido, o acompanhamento profissional é determinante para a identificação do real problema que ocasiona a perda capilar, recuperação do couro cabeludo e dos fios, bem como para evitar que situações de ansiedade e isolamento aconteçam com o paciente, trabalhando a mente e o corpo do paciente.

Neste contexto, o trabalho de um especialista em tricologia capilar se mostra um diferencial, visto que o profissional atua diretamente com os problemas relacionados à perda de cabelos.

Por isso, recorrer a serviços adequados, como o atendimento prestado na clínica PRC, fará toda diferença na sua recuperação, sendo fundamental para o tratamento correto.

Isso porque, aqui, nós estamos preparados para dar todo o suporte no decorrer dos atendimentos, bem como para fazer um acompanhamento das suas necessidades pessoais a longo prazo, sejam elas envolvidas aos impactos da calvície ou para o próprio tratamento da doença.

Com metodologias ágeis, indolores e eficazes, nós devolveremos o seu sorriso e atuaremos na recuperação da sua autoestima, afinal, com mais de 5 anos do mercado, já entendemos que cada quadro é único e que um bom acompanhamento é determinante para a saúde dos cabelos, entendendo o que satisfaz os pacientes.

Ficou curiosa quanto aos nossos métodos e tudo o que ele pode te proporcionar? Ou está enfrentando crises e preocupações por conta do aumento da perda capilar e não entende o porquê disso ou como resolver?

Entre em contato conosco pelo Whatsapp (11)95226-8060, contamos com uma equipe preparada para sanar todas as suas dúvidas e ficamos muito felizes em ajudá-la a recuperar sua autoestima.

Compartilhe