Fazer ou não mesoterapia? Conheça alternativas para o tratamento

24/04/2022

A mesoterapia é uma das opções para realizar o tratamento para a queda de cabelo e é destinada para a queda capilar crônica, consistindo na aplicação de pequenas injeções para estimular o crescimento capilar, recuperando os bulbos.

Mas, e se dissermos que não é preciso passar por mais um trauma, principalmente para aqueles que temem agulhas, para recuperar o crescimento capilar e tratar a calvície?

Acompanhe no decorrer deste artigo o que é a mesoterapia, em quais casos ela é indicada e, principalmente, quais as opções de tratamento que podem substituir esse método.

O que é mesoterapia?

A mesoterapia é um tratamento para recuperação capilar baseado na aplicação de substâncias diversas, conforme a necessidade e quadro identificado, diretamente no couro cabeludo e folículos capilares.

Por esse motivo, tende a ser um dos procedimentos mais ágeis para a recuperação dos fios e, consequentemente, mais procurados. Contudo, é também um dos mais temidos. Isso porque a técnica faz uso de pequenas injeções.

Para a realização da metodologia, as seringas recebem materiais compostos de aminoácidos e/ou vitaminas, bem como pode ser utilizada para a aplicação medicamentosa, como o minoxidil. Consequentemente, há o estímulo e tratamento dos bulbos o que possibilita o novo crescimento dos fios.

Tal tratamento, assim como todas as opções, deve ser realizado por um profissional especializado, como um dermatologista ou um tricologista.

Contudo, por envolver o uso de injeções, esse acompanhamento e a expertise nesse tipo de tratamento é ainda mais crucial para o sucesso e segurança no tratamento.

De modo geral, o tratamento demanda a realização de algumas sessões para ser concluído, e posteriormente um acompanhamento mais espaçado é realizado para avaliar a progressão/regressão do quadro de calvície.

Além disso, há um intervalo mínimo entre as sessões, que pode variar entre uma a duas semanas, conforme a intensidade da queda e a necessidade identificada pelo profissional durante a consulta de avaliação do couro cabeludo e até exames complementares que podem ser solicitados, como:

  • Exames de sangue;
  • Avaliação de hormônios e tireoide;
  • Dermatoscopia;
  • Biópsia do couro cabeludo (em casos específicos).

Após essas avaliações o profissional pode indicar a quantidade de sessões necessárias e até se esse é o melhor método de tratamento para o quadro.

Por fim, cabe ressaltar, também, que o tratamento pode ser realizado de modo a estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo, visto que fatores de vascularização também podem prejudicar o crescimento saudável dos fios, não encaminhando os nutrientes, hidratação e enzimas necessárias aos bulbos.

Quando a mesoterapia é indicada?

A mesoterapia é indicada para quadros crônicos e específicos de queda capilar, como para pacientes que não alcançaram resultado por meio do tratamento medicamentoso oral, e sendo mais comumente aplicada para situações de perda ocasionadas por:

  • Estresse;
  • Cuidados inadequados;
  • Alopecia androgenética
  • Deficiências nutricionais.

Contudo, caso a raiz do fio já esteja “morta” a mesoterapia não é o procedimento mais indicado, visto que seu estímulo é voltado ao fortalecimento do bulbo ainda existente e na nutrição desses fios por meio da revascularização.

Outros pontos de atenção dizem respeito a condições de saúde e situações de vida que impedem o uso da mesoterapia como tratamento, principalmente por ser um método mais invasivo, são eles a gravidez, lactantes e alergias a algum dos componentes usados nas injeções.

Inclusive, por ser mais invasivo, alguns efeitos colaterais podem ser sentidos e demandam atenção, como a vermelhidão e inchaço nas regiões de aplicação.

Geralmente esses são sintomas que desaparecem em alguns dias, mas caso isso não aconteça, é fundamental retornar com o profissional antes da sessão para verificar a continuidade do procedimento e tratar a situação.

Opções de tratamentos indolores para queda de cabelos

Apesar de ser um tratamento bastante efetivo, a mesoterapia também envolve alguns desconfortos e possíveis traumas que devem ser levados em consideração ao procurar por um tratamento para a calvície.

Isso porque, a perda capilar, por si só, já envolve fragilidades e estresses, podendo ocasionar quadros de depressão, ansiedade e até angústias pelas incertezas da recuperação capilar.

Aliar isso a um tratamento que pode ser doloroso fisicamente, potencializa as situações de estresse e pode gerar traumas, principalmente se manutenções precisarem ser feitas, visto que a calvície, infelizmente, ainda não apresenta cura, demandando acompanhamento a longo prazo ou qualquer novo indício de queda dos cabelos.

Nesse sentido, é preciso ressaltar que existem opções indolores que podem ser avaliadas junto aos profissionais do PRC antes de recorrer à mesoterapia. Para se ter uma ideia, outros métodos de tratamento são:

  • Medicamentos e loções tópicas;
  • Lasers e LED;
  • Estimuladores de circulação e vasodilatadores;
  • Uso de diuréticos;
  • Imunossupressores;
  • Gerenciamento de estresse (em conjunto);
  • Suplementação alimentar (em conjunto).

Inclusive, o Método PRC, exclusivo do Dr João Gabriel, foi desenvolvido para realizar a recuperação capilar de forma integrada, dos bulbos e vasos até as pontas do cabelo, devolvendo a força dos fios.

O objetivo dessa metodologia é reduzir os traumas que já impactam a saúde dos pacientes que sofrem com a queda de cabelo, promovendo uma opção segura e ágil e que não ocasione dores físicas e efeitos colaterais.

Ficou curioso sobre o que a Clínica PRC pode fazer por você, e para entender mais sobre os métodos que evitam o uso da mesoterapia? Entre em contato conosco agora mesmo pelo Whatsapp (11) 95226-8060 e torne seu tratamento mais seguro e indolor, e possibilite que seu sorriso também retorne!

Compartilhe